Eduard Henry

Eduard Henry

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Apresentações em Power Point (Dicas)

Essas dicas foram extraídas de vários sites e blogs que se dedicam a esse assunto, em especial do blog: http://www.colaborativo.org

O que faz uma apresentação em PowerPoint ser considerada boa?
1. Slides com pouco texto
2. Textos existentes nos slides com fontes de tamanho generoso
3. Apresentação oral objetiva
4. Linguagem visual que esteja de acordo com o tema e público alvo da aula.

SOBRE OS PLANOS DE FUNDO

Plano de fundo claro: Vantagens
- Se for compartilhado por meio de impressão torna-se mais barato e melhora a qualidade da impressão.
- O contraste com os textos escritos em fontes mais escuras, chama mais atenção ao conteúdo.
- Transmite uma sensação de alegria e brilho, em contraste com os fundos mais escuros que são melancólicos.

Plano de fundo claro: Desvantagens
- A luminosidade tem o mesmo efeito de quando você fica olhando para uma lâmpada forte.
- Esse mesmo cansaço aliado ao fato desse tipo de plano de fundo ser muito comum pode produzir desinteresse.

Planos de fundo mais escuros: A melhor opção?
- Eles transmitem a impressão de sofisticação e mistério na apresentação.
- Essa sensação é potencializada pela sensação de assistir a uma apresentação única. (apenas 40% das apresentações usam planos escuros).
- Ajuda na legibilidade dos slides.

Planos de fundo escuros: Desvantagens
- Se o auditório for escuro, somado a vários slides com fundo escuro também, é um convite para cair no sono.
- Mesmo com palestras empolgantes, tem gente que não resiste.

OS MELHORES ESTILOS DE FONTES:
Uma fonte muito famosa é a Times New Roman, ótima para material impresso, mas péssima para apresentações.
Prefira fontes como: Arial, Verdana ou Tahoma

Use cores contrastantes:
- Para os slides ficarem mais atraentes para a audiência use planos de fundo escuros e fontes claras.
- Planos de fundo ou imagens claras tiram a atenção do texto e o foco fica prejudicado.

Use animação no local certo:
- Exagerar nas animações pode colocar a sua apresentação a perder, principalmente se o assunto abordado for sério.
- Antes de investir em animações e transições, procure saber como será o público da apresentação, para não exagerar na elaboração dos slides.

Use imagens ao invés de textos:
- Uma imagem fala mais que mil palavras! O ditado vale cada vez mais nas apresentações em Slides.
- Antes de criar slides compostos apenas por texto, tente pesquisar por fotografias que possam traduzir de maneira visual o sentido do slide.

Regra do 10-20-30
- 10: Esse número determina a quantidade máxima de slides que uma apresentação deveria ter.
- Não é necessário fazer mágica, precisamos apenas tomar cuidado com o que será escrito em cada slide.

- 20: O tempo máximo em minutos, que toda apresentação em slides deveria respeitar.
- Mas e o tempo? Como os professores podem usar essa regra, para uma aula de 50 minutos? A dica aqui é aproveitar o tempo restante para debates, tirar dúvidas e propor atividades que complementem a aula.

- 30: O tamanho mínimo da fonte usada para os slides.
- Com uma fonte de tamanho 30, pouco texto pode ser inserido em cada slide no PowerPoint.

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