Eduard Henry

Eduard Henry

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Vestibular UFPR 2011 - Prova de História

A prova da UFPR desse ano não fugiu à regra do que a Federal do Paraná tem apresentado nos últimos anos, a primeira questão, sobre o cristianismo, é idêntica à uma questão de 2003/2004 - da época da somatória - trocaram-se alguns termos e a transformaram em multipla escolha, infelizmente a questão veio com problemas, mais de uma alternativa correta, e exatamente a errada foi para o gabarito como resposta correta.
Fora isso, uma boa prova, com ênfase muito forte em assuntos que abordavam temas religiosos. Das 9 questões, 5 tratavam de alguma forma algum aspecto religioso. Seja diretamente, como as questões 55 e 57, Cristianismo e Reforma Protestante (Guerra dos 30 Anos) seja de forma indireta, quando na questão 56 tratava do mundo árabe muçulmano, ou mesmo na 59, que falava do Período Pombalino em Portugal e inevitavelmente comentava sobre o atrito entre Pombal e os Jesuítas. A questão 60 abordou o Messianismo no Brasil, que de certa maneira evoca os sentimentos religiosos do sertanejo. Era importante saber as suas relações com o catolicismo na passagem do Brasil Império para o Brasil Republicano.
Como sempre, uma questão que aborda a Era Vargas, a deste ano foi o período do Estado Novo. Uma questão sobre Ditadura Militar e outra ainda levantando a questão da Independência do Brasil e o posterior Primeiro Reinado (A Constituição de 1824).
Segue o link da prova com gabarito (asterisco) da Federal.

Nenhum comentário: