Eduard Henry

Eduard Henry

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Os livros que estou lendo

Devido às minhas novas obrigações como editor tenho lido muito. Mas para descansar, chego em casa e vou ler mais um pouco... deve ser alguma doença. Os livros que estão em minha cabeceira e que acabo lendo um pouquinho a cada dia são esses abaixo:

No começo eram os deuses de Jean Botéro. O autor é um especialista em Mesopotâmia e em uma série de artigos ele discorre sobre diversos assuntos relacionados a essa região. Questões religiosas, de escrita, sexualidade e outros temas. Excelente pra quem quer aprofundar seus conhecimentos em antiguidade.

A editora Moderna lançou o livro de Attico Chasot, A ciência através dos tempos. Uma leitura bastante enciclopédica, o autor segue da pré-história aos dias atuais falando sobre inventos científicos.


O Guia politicamente incorreto da História do Brasil eu já havia lido há uns 6 meses atrás, mas como o livro não era meu não podia sublinhar, anotar e outras coisas que adoro fazer com meus livros. Assim, comprei a nova edição, que vem com novas informações. É um livro pretensamente despreocupado com formatos e críticas e que traz curiosidades e histórias polêmicas sobre heróis e personagens da tradicional história do Brasil. O autor não traz nenhuma novidade à tona, apenas reúne uma série de curiosidades ja analisadas por historiadores contemporâneos e apresenta-os nesta coletânea.

Finalmente, como costuno fazer, deixo o melhor por último. Uma grata surpresa da historiadora Mary Del Priorie, Histórias Íntimas é um delicioso passeio pela história da sexualidade do Brasil. Uma leitura dinâmica, prazerosa e recheada de conteúdo.

Nenhum comentário: